

Recrutamento e seleção
O que é recrutamento?
Recrutamento é um subsistema do RH responsável pela atração de candidatos para vagas de emprego disponíveis em uma organização. O recrutamento pode ser feito tanto para vagas disponíveis no momento quanto para vagas de banco de talentos.
O que é seleção de pessoas?
Uma vez que a vaga conquiste uma certa quantidade de candidatos durante o processo de recrutamento, um ou mais candidatos serão identificados como os mais adequados para a posição durante a seleção.

Recrutamento e Seleção: Externo
(Preenchimento das vagas de colaboradores externos como candidatos - Recrutamento externo e oportunidades aos candidatos externos)
O recrutamento externo é um tipo de recrutamento que procura candidatos fora do quadro de colaboradores da empresa, ou seja, busca-se por talentos disponíveis no mercado de trabalho ou que estejam empregados em outras organizações.
Análise da Vaga:
Uma das primeiras coisas que devem ser consideradas é a necessidade da nossa empresa. Antes de pensar em anunciar em qualquer vaga é preciso ter o máximo de clareza sobre o tipo de profissional que estamos buscando, nossos requisitos mínimos, experiência e perfil.
Divulgação da marca:
Para divulgação da vaga com o objetivo de atrair candidatos, é preciso canais de divulgação, no nosso caso, o LinkedIn. Essa prática consiste em abordar ativamente os profissionais de interesses. Em geral, o contato começa com um convite para uma conversa sobre a oportunidade, e caso o retorno seja positivo, detalhes são compartilhados e o restante do processo seletivo é conduzido.
Realização das entrevistas:
A entrevista inicial será feita presencialmente, em nosso escritório, com o objetivo de recolher informações e confirmar dados apresentados no currículo. A entrevista consiste em um roteiro de perguntas possibilitando maior objetividade. As perguntas são as ferramentas da entrevista estruturada. É a partir delas que as informações serão extraídas dos candidatos. Portanto, é imprescindível que sejam elaboradas com eficiência.
Dinâmica:
A dinâmica de grupo é uma das etapas mais importantes no processo seletivo. Elas vão identificar características do perfil comportamental do participante como a capacidade para liderar ou ser liderado, lidar com pressões, frustrações, competições, estresse e resolução de desafios.
Dinâmica das mãos dadas:
A dinâmica das mãos dadas tem o intuito de explicitar o valor do trabalho em equipe e em engajar a liderança situacional e informal entre os participantes. Essa dinâmica é bastante interessante porque ensina de forma lúdica a relevância da união para a construção de resultados favoráveis a todos.
Para colocar a dinâmica em prática é necessária uma cartolina colorida. Na sequência, peça aos profissionais que formem um círculo, deem as mãos e que tentem se recordar de qual participante está em seu lado direito e esquerdo.
Em seguida, solicite que os indivíduos soltem as mãos e caminhem livremente pelo ambiente. Após isso, coloque a cartolina no chão e peça para que os colaboradores se posicionem sobre o papel, tentando ao máximo ficar sobre ela, mesmo apertados.
Por fim, sem sair de cima do papel, solicite aos participantes que tentem se lembrar quais eram os colegas que estavam ao seu lado no círculo e que busquem dar as mãos para tentar recriar a roda original.
Ao término da tarefa, ficará o aprendizado de que o trabalho em equipe promove a união das competências e o sucesso dos resultados.
Contratação
O recrutamento externo chega ao fim com a contratação do profissional que melhor atendeu às nossas demandas e que mais se aproximou com o nosso perfil ideal.
